Uma questão que intriga a muitos é: entre os aparelhos e pesos livres, qual o melhor? Não devemos separá-los e sim entende-los. Os equipamentos são mais seguros e dão um guiamento aos praticantes, ou seja, devem ser usados com iniciantes, que ainda buscam aperfeiçoar os movimentos, fortalecer articulações, tendões e músculos. Já os pesos livres exigem uma maior coordenação motora e estabilidade articular, sendo recomendado para praticantes mais avançados.
Como disse anteriormente não devemos separá-los, usando estratégias podemos obter os melhores resultados com os dois tipos. Usamos como exemplo, para aumentar o volume muscular do quadríceps (anterior de coxa), iniciar com o agachamento livre seguido de cadeira extensora. No agachamento vários músculos serão estimulados juntos, mas a ênfase será no quadríceps, pré exaurindo-o. A cadeira extensora será utilizada para fadigar ao máximo o mesmo dando o estimulo certo para o crescimento.
Não podemos deixar de salientar que o primeiro princípio da musculação é a individualidade biológica e nem tudo funciona com a mesma eficácia para todos, por isso a grande importância que seu professor saiba mensurar a sua necessidade e orientar da melhor maneira possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário